sábado, 15 de setembro de 2012

Torta espelhada de morangos

Torta espelhada de morangos







Ingredientes:

Para a massa:

250g de farinha trigo
150g de manteiga ou margarina
1 gema 
3 colheres de sopa de açúcar

Para o creme:
500ml  de leite
1 lata de leite condensado
3 gemas
3 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina


Cobertura:
400 ml de água
1 caixa de gelatina sabor morango
1 colher de sopa de amido de milho


1 caixa de morangos lavados e cortados ao meio - você pode retirar ou não os cabinhos



Preparo da massa:
Coloque todos os ingredientes da massa em um a vasilha e misture-os com a ponta dos dedos até virar uma massa homogênea. Abra a massa com o rolo, coloque em uma forma para tortas, sem furo no meio. Faça furos na massa com um garfo (para evitar que ela estufe) e leve ao forno brando (180ºC/356ºF) por aproximadamente 10 minutos. Faça o teste do palito e deixe mais tempo se for o caso. Retire do forno e  espere que esfrie completamente antes de desenformar e colocar o recheio.

Preparo do creme:


Dissolva o amido no leite para evitar que empelote. Em seguida, leve todos os ingredientes, exceto a manteiga ao fogo brando até virar um mingau. Desligue o fogo, adicione a manteiga e mexa até ficar com textura aveludada. Reserve até que esfrie. 


Preparo da cobertura:

Leve todos os ingredientes ao fogo brando mexendo até que engrosse. Retire do fogo e coloque a panela dentro de um recipiente com água e gelo para que esfrie rapidamente até a gelatina estar fria e encorpada. Reserve.


Montagem da torta:

Desenforme a massa da torta colocando-a em uma bandeja se for o caso ( seria bom utilizar uma forma com aro removível para facilitar o serviço).
Coloque o recheio que deve estar frio por sobre a massa. Em seguida, coloque os morangos sobre o recheio. Depois com a ajuda de uma colher, espalhe a cobertura.  Leve a torta para gelar por no mínimo 3 horas ou deixe de um  dia para o outro antes de servir.























Nenhum comentário:

Postar um comentário